• APP Investor & Media Relations
  • Faça download em:

Prevenção da floresta contra agentes bióticos e abióticos

interior

O gorgulho-do-eucalipto, Gonipterus platensis, é um inseto desfolhador que constitui a principal praga dos eucaliptos na Península Ibérica. Ao alimentar-se das suas folhas provoca a desfolha, total ou parcial das árvores, causando por isso elevados prejuízos económicos.

A importância do gorgulho-do-eucalipto é reconhecida no Programa Operacional de Sanidade Florestal (POSF). De facto, está em curso desde 2011 o Plano de Ação Nacional para o Controlo de Gonipterus platensis (http://www2.icnf.pt/ portal/florestas/prag-doe/plan-rel/p-control/gorgulho-eucalipto), um sub-programa operacional do POSF, coordenado pelo ICNF. Este plano, executado em articulação com a The Navigator Company, Altri Florestal e associações de produtores florestais, visa o aumento da produtividade dos eucaliptais nacionais e a minimização dos estragos causados pela praga através de um conjunto de ações centradas na formação dos proprietários florestais, na monitorização e no controlo da praga.

Prevenção da floresta contra agentes bióticos e abióticos

O Projeto «Prevenção da floresta contra agentes bióticos e abióticos» tem como objetivo reforçar a defesa da floresta contra danos causados por agentes bióticos.