Em momentos de crise e instabilidade como aqueles que vivemos, a responsabilidade pela construção de uma “casa” comum sustentável é cada vez mais importante. Quer falemos de nações, de organizações, de comunidades ou de pessoas. Todos temos um papel a desempenhar na transformação da nossa sociedade. Uma transformação positiva em defesa dos valores de preservação da Natureza e de respeito pelos Direitos Humanos.
Na The Navigator Company temos uma consciência clara da importância de adotar um padrão de comportamento ético, capaz de responder aos desafios sociais e ambientais com que o mundo e as empresas se deparam. É neste contexto que se enquadram os planos de descarbonização da Empresa, destacando-se em 2021 a definição de metas de redução de GEE baseadas em ciência, no âmbito da adesão à Science Based Targets initiative (SBTi), e o investimento em produtos substitutos dos de origem fóssil, como é o caso da nova gama de papéis para embalagem gKRAFT.
Com um Propósito corporativo e uma Agenda de Gestão Responsável 2030, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a Companhia estabeleceu compromissos e objetivos para o horizonte 2030 nos três eixos estratégicos de atuação definidos na sua Agenda: Natureza, Clima e Sociedade.
Este Relatório de Sustentabilidade permite perceber de que forma a Navigator está a responder aos compromissos assumidos, evidenciando o seu desempenho nos critérios ESG (Environmental, Social and Governance), atualmente considerados pela comunidade financeira e demais stakeholders como uma medida do progresso da Companhia em matéria de Sustentabilidade.
Acompanhando as melhores práticas à escala internacional, a Navigator mantém a sua participação no WBCSD – World Business Council for Sustainable Development, a organização mais relevante do ponto de vista da sustentabilidade empresarial a nível mundial, estando representada na Comissão Executiva e no Forest Solutions Group (FSG), um grupo de trabalho dedicado aos temas da floresta.
Enquanto membro do FSG do WBCSD, a Navigator colaborou em diversas iniciativas, tais como a inclusão de um caso de estudo, que ilustrou o documento de apoio à Década do Restauro de Ecossistemas das Nações Unidas, e a preparação de um vídeo subordinado ao tema “Choose Sustainable Forest Products” com o objetivo de sensibilizar para o papel das florestas plantadas e dos produtos florestais no âmbito da agenda global de desenvolvimento sustentável. De salientar ainda o facto de o setor florestal, liderado pelo FSG, ter lançado durante a COP 26 o Roteiro do setor para a transição para uma economia Net-zero.
A nível nacional, e no âmbito do BCSD Portugal, organização onde a Navigator integra atualmente a Direção, a Companhia é signatária da Carta de Princípios, um documento que reúne as empresas portuguesas em torno de compromissos comuns de desenvolvimento sustentável para Portugal.
Merece ainda relevo, em 2021, o papel da Navigator na co-organização e participação no painel “Atuar pela Natureza” inserido na Conferência Anual 2021 do BCSD Portugal dedicada ao tema "Sustentabilidade: desafios da década 20-30". Tratou-se de uma oportunidade para divulgar o posicionamento e o contributo da Empresa para a conservação da natureza e da biodiversidade através da gestão sustentável dos espaços florestais.
O envolvimento da The Navigator Company nas organizações de referência em matéria de Sustentabilidade, à escala global, e os compromissos assumidos no âmbito da sua Agenda 2030 permitem afirmar, com confiança, que estamos a contribuir para criar impacto nos diferentes domínios da sociedade em que vivemos, sejam eles sociais, ambientais ou económicos.