Instituto de Investigação da Floresta e Papel
Maior instituto privado europeu, e um dos maiores do mundo, dedicado à I&D da floresta de eucalipto e seus produtos (pasta, papel, tissue, biomassa, bioprodutos derivados, etc.).
CTYPE html>
Todos os anos, os viveiros da Navigator dão vida a mais de 12 milhões de árvores. Estes viveiros – os maiores da Europa – produzem 135 espécies diferentes de árvores e arbustos. O Grupo desenvolve uma atividade florestal verticalmente integrada, com o seu próprio Instituto de Investigação Florestal, e é responsável pela plantação de uma vasta área florestal em Portugal Continental (1,2% da área do país), 100% certificada pelos sistemas FSC®* e PEFC™**.
A Companhia é a terceira maior exportadora em Portugal, representando aproximadamente 1% do PIB nacional e 2,4% das exportações nacionais de bens, gerando um elevado valor acrescentado nacional. Em 2020, a The Navigator Company teve um volume de negócios de € 1 385 milhões, sendo que mais de 90% dos produtos do Grupo foram vendidos fora de Portugal, em aproximadamente 130 países. A The Navigator Company assumiu formalmente o compromisso de atingir a neutralidade carbónica nos seus complexos industriais até 2035, antecipando em 15 anos as metas estabelecidas pela União Europeia e por Portugal.
*FSC – Forest Stewardship Council® (Licença FSC® – C010852)
** PEFC – Programme for the Endorsement of Forest Certification schemes (Licença PEFC/13-23-001)
Aveiro e Espirra
RAIZ
Maior instituto privado europeu, e um dos maiores do mundo, dedicado à I&D da floresta de eucalipto e seus produtos (pasta, papel, tissue, biomassa, bioprodutos derivados, etc.).
107 370 ha**
floresta com
gestão
certificada,
em 161 concelhos
12 milhões
de plantas
nos viveiros
de Espirra,
Caniceira e Ferreiras
74 %
Eucalipto
11 %
áreas de conservação
e Rede natura 2000
(4 162 de habitats
classificados)
15 %
outras espécies
florestais
(pinho, sobro, etc.)
241
espécies
de fauna
800
espécies
de flora
** Cerca de 108 milhares de hectares distribuídos por Portugal Continental, Açores e Galiza (Espanha)
Setúbal, Figueira da Foz e Aveiro
RAIZ
1,6 milhões de toneladas*
1.º produtor europeu
pasta branqueada de eucalipto (BEKP)
e 5.º a nível mundial
* Capacidade nominal
Setúbal e Figueira da Foz
1,6 milhões de toneladas*
1.º produtor europeu de papel
de impressão e escrita não revestido
(UWF - Uncoated Woodfree)
e 6.º a nível mundial
* Capacidade nominal
Vila Velha de Ródão e Aveiro
130,000 toneladas*
de produto acabado
3.º produtor ibérico após 5 anos
de presença no setor
* Capacidade nominal
Moçambique
USD $130 milhões
investidos
USD $6 milhões
investidos no projeto
dedesenvolvimento social,
desde 2015
13 500 ha
plantados
12 milhões
de plantas no
Viveiro de Luá
1.7 milhões de toneladas
de CO capturado
2,5 TWh
energia elétrica
~4% da geração de energia
elétrica em Portugal
52% da energia verde produzida
a partir de biomassa on país
A floresta é um dos pilares estratégicos da Navigator, e 2020 fica marcado na história como aquele em que se obteve um valor de reflorestação, com a instalação de 3 767 hectares. A Companhia geriu um total de 107 370 hectares de floresta em Portugal (55% próprios e os restantes arrendados), menos 899 hectares que em 2019. No património florestal gerido pela Companhia estão identificadas cerca de 800 espécies e subespécies de flora e 241 espécies de fauna, que são alvo de monitorização regular.
Além disso, 4 162 hectares desta floresta estão classificados como protegidos pela Rede Natura 2000. Em junho, a The Navigator Company lançou a plataforma Florestas.pt, com coordenação técnico-científica do RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel. Tem por objetivo ser um centro de conhecimento sobre as florestas portuguesas e temas relacionados, disponibilizando informação oficial e conhecimento técnico-científico sobre o setor.
O ano ficou marcado pelo arranque da operação de colheita de madeira na província de Manica, que assume relevância também por permitir conhecer melhor os requisitos administrativos e legais necessários à operação e avaliar e aperfeiçoar o desempenho das espécies plantadas. A Portucel Moçambique reforçou os contactos com os decisores públicos, num ano em que tomou posse um novo Governo no país.
Destaca-se o compromisso assumido pelo Executivo e pelo consórcio construtor de avançar com a construção da primeira fase do porto de Macuse na Zambézia, que é condição essencial para a viabilização do projeto da Portucel. O Programa de Desenvolvimento Social implementou todas as atividades previstas para 2020, apesar dos desafios impostos pela pandemia.
Através da distribuição de sementes, fomento da apicultura, construção de tanques piscícolas, entrega de cabritos para procriação e abertura e reparação de furos de água, a Portucel Moçambique manteve a sua aposta na segurança alimentar e geração de rendimento para as famílias das comunidades onde o projeto está inserido.
A pandemia de COVID-19 colocou à prova toda a capacidade de organização, resiliência e de espírito de equipa na The Navigator Company. Num ano em que a emergência sanitária à escala global mudou por completo a vida das organizações e dos indivíduos, a Companhia atuou cedo e de forma abrangente, tendo como prioridade absoluta a proteção dos Colaboradores e da Comunidade.
A resposta da Navigator à COVID-19 iniciou-se logo em fevereiro de 2020, ainda antes de decretado o primeiro Estado de Emergência em Portugal, o que viria a ocorrer em meados de março. O primeiro passo consistiu na elaboração e implementação de um Plano de Contingência com novos procedimentos e possibilidades de resposta a cenários diversificados. O Plano de Contingência delineou cerca de 80 medidas, permanentemente atualizadas à realidade, visando unir esforços e dar resposta às necessidades mais prementes da organização.
Para além da informação interna exaustiva sobre procedimentos de higienização e a disponibilização de equipamento de protecção individual, foram criadas linhas permanentes de apoio médico e psicológico, de apoio da área de Recursos Humanos (para situações de baixa e assistência a filhos menores), enquanto na área de saúde ocupacional foram divulgados conselhos úteis relacionados com o isolamento e o confinamento.
A resposta de todos, sem exceção, a este desafio, e a forma como foram capazes de se adaptar às dificuldades que foram surgindo, mostrou a fibra de que são feitas as pessoas na The Navigator Company.