Dá a Mão à Floresta

Este projecto tem como principal objectivo sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a floresta nacional, promovendo a preservação do meio ambiente através de acções pedagógicas de sensibilização do público infanto-juvenil nacional é o principal objectivo desta nossa iniciativa de Responsabilidade Social e Ambiental, que tem vindo a ganhar notoriedade e reconhecimento, ano após ano.
Lançada no Ano Internacional da Floresta, que se celebrou em 2011, esta iniciativa que tem vindo a ganhar notoriedade e reconhecimento, ano após ano, tem reforçado a componente de educação para a Sustentabilidade. Temos dinamizado, com milhares de crianças do 1º ciclo, e respectivos professores, actividades pedagógicas sobre as temáticas da protecção florestal e do ciclo sustentável do papel.
Realizada em parceria com as autarquias, e muito bem acolhida pelas comunidades locais, a acção “Dá a Mão à Floresta” tem lugar em diferentes regiões, de Norte a Sul do País, sendo distribuídas às populações milhares de plantas de espécies florestais e ornamentais provenientes dos viveiros do Grupo. A acção constitui uma excelente oportunidade de o Grupo reforçar o seu compromisso público com a geração de riqueza e bem-estar nas regiões onde está presente com as suas unidades produtivas e áreas florestais, constituindo-se como um parceiro relevante na construção de uma cultura de valorização e protecção da floresta.
As características e pertinência desta iniciativa foram já reconhecidas pela Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa (APCE), que a distinguiu como a Melhor Campanha de Comunicação de Responsabilidade Social nas edições de 2013 e 2014 do Grande Prémio APCE.
A nossa campanha teve em 2015 uma forte adesão por parte da comunidade. Perto de 1500 crianças do 1º ciclo do Ensino Básico e do Pré-Escolar participaram nas actividades lúdico-pedagógicas desenvolvidas por monitores especializados em programas de educação ambiental, tendo sido oferecidas 5.500 plantas oriundas dos nossos Viveiros.
As opiniões comprovam o sucesso da acção
Fernanda Saraiva, professora do 1º ciclo de uma escola da Azambuja, salientou que: “Estas actividades são muito importantes para os meninos poderem ver ‘ao vivo’ o que aprendem na sala de aula”.
Já Santiago, criança com 5 anos de idade, referiu acerca do Jogo da Floresta: “A senhora disse qual era a árvore que dava para fazer folhas (de papel), que era o eucalipto”.