Viveiros

Viveiros Aliança

A produção de plantas florestais e ornamentais da The Navigator Company é assegurada pelos Viveiros Aliança, S.A., uma empresa da Companhia já com mais de três décadas de actividade. 

Com uma capacidade anual de produção de 12 milhões de plantas, estes viveiros asseguram as necessidades das actividades de florestação da Companhia.

Em 2013 a actividade regular dos Viveiros Aliança resultou na produção e venda de 9,6 milhões de plantas, das quais cerca de 1,4 milhões de espécies autóctones ou protegidas e 110 mil plantas ornamentais ou arbustivas.

Para além da grande variedade de produção de plantas, é no coração dos Viveiros Aliança, na Herdade de Espirra, que também se produz o vinho premiado com o mesmo nome, Herdade de Espirra, a partir de vinhas com mais de 30 anos de idade que conferem características únicas e genuínas aos vinhos ali produzidos de forma integrada.

Os 37 hectares de vinha estão perfeitamente integrados com a Natureza, geridos de forma sustentada e em respeito com as normas em vigor.

Conheça melhor os Vinhos Herdade de Espirra

Unidades de Produção

Os Viveiros Aliança dispõem de três unidades de produção no país:

- Espirra (Pegões)

- Caniceira (Tramagal)

- Ferreiras (Penamacor)

Cerca de 35% das plantas produzidas destinam-se ao consumo interno da The Navigator Company. As restantes 65% são vendidas para o mercado.

Grande Diversidade de Plantas

Nos Viveiros Aliança é produzida uma grande diversidade plantas:

+ 30 espécies florestais

+ 130 espécies ornamentais e arbustivas

5 variedades de oliveira

Dimensão e Modernidade

Após um importante investimento em 2012, os Viveiros Aliança são hoje um dos maiores e mais modernos viveiros de produção de plantas florestais certificadas da Europa, posicionando-se como uma referência mundial em eficiência e inovação tecnológica.

Nestes viveiros, capazes de produzir seis milhões de plantas clonais por ano,  são alcançadas as maiores taxas de sucesso, a nível mundial, na produção clonal de Eucalyptus globulus, obtendo a mais elevada categoria no processo de certificação do ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas). Esta é uma área em que os Viveiros Aliança são pioneiros e líderes em Portugal.

Parte substancial desta produção é cedida aos proprietários florestais e suas Associações com o objectivo de contribuir para a melhoria da produtividade da floresta nacional e para a plantação de plantas certificadas.

Conheça melhor os Viveiros Aliança