Protecção da Floresta

Prevenção e Apoio ao Combate Contra Incêndios

Sendo Portugal o país europeu com maior área florestal face à sua dimensão, ocupando cerca de 35% do território, a gestão do património florestal da The Navigator Company passa também pela prevenção e apoio ao combate aos incêndios florestais.

A estratégia seguida aposta na redução da probabilidade de ocorrência de fogos e na minimização da exposição e mitigação do risco, socorrendo-se, para a sua correcta concretização, da aplicação de ferramentas de gestão de risco, de processos de supervisão e de controlo das operações.

Defender a floresta contra os incêndios é uma prioridade para a Companhia. A demonstrá-lo estão os diversos projectos em que está envolvido, que apresentamos de seguida, e que já representam um investimento superior a três milhões de euros/ano.

Projecto Fire-Engine

O projecto Fire-Engine - Flexible Design of Forest Fire Management Systems, que decorre desde 2011 no âmbito do programa Massachusetts Institute of Technology (MIT) em Portugal, tem o objectivo de aumentar a eficácia e eficiência das políticas públicas, da gestão, da tecnologia e dos recursos financeiros que Portugal dedica ao problema dos incêndios.

Como parceiros no projecto temos o MIT, o Instituto Superior de Agronomia, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Os resultados obtidos têm sido também partilhados com entidades oficiais, organizações de produtores florestais e a comunidade científica internacional.

Gestão de Combustíveis Florestais

Neste campo a The Navigator Company desenvolve um plano de acções de gestão de combustíveis florestais como limpezas de mato manual e mecânica, fogo controlado e aplicação de herbicidas, incidindo numa área superior a 10 000 ha/ano.

Destacamos as acções de fogo controlado. Elas assumem um carácter demonstrativo e formativo, envolvendo os corpos de bombeiros locais, as estruturas locais do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade e os respectivos municípios.

Participação no Dispositivo Nacional de Combate

Complementando uma estratégia especialmente focada na prevenção, a The Navigator Company participa no dispositivo nacional de combate através da Afocelca, organização do sector em que a Companhia detém uma participação maioritária.

De salientar que, em cada campanha, mais de 85% dos fogos que são combatidos pelas equipas das empresas que compõem a AFOCELCA ocorrem em propriedades de vizinhos. Este facto revela bem como uma floresta bem gerida é muito menos vulnerável ao risco de incêndio.

Conheça a AFOCELCA

Movimento Eco-empresas Contra os Fogos

A The Navigator Company está associado ao Movimento ECO - Empresas Contra os Fogos.

O objectivo deste movimento é accionar a responsabilidade social das empresas e colocar em prática uma campanha direccionada para um comportamento preventivo na defesa da floresta na sociedade civil, promovendo uma mudança de comportamentos de risco em actos como, por exemplo, fazer uma fogueira ou lançar um foguete.

Floresta Segura

O projeto “Floresta Segura”, com início em 2012, é resultado de uma parceria entre a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) e a The Navigator Company, com o objectivo central de reduzir o número de ignições com origem em fogueiras ou queimas de sobrantes agrícolas, ao mesmo tempo, que se constrói uma consciência mais responsável sobre os recursos florestais.

Em 2014, o programa permitiu a realização de 15 sessões de formação levadas a cabo pela ENB em três municípios (5 cinco acções por cada município), envolvendo 400 participantes.