Biomassa, Fonte Primária de Energia

The Navigator Company ocupa uma posição de destaque no sector da energia renovável, sendo o primeiro produtor nacional de energia verde a partir de biomassa.

Esta capacidade energética permite que a Companhia seja auto-suficiente e gerador de excedentes que introduz na rede eléctrica nacional. A energia gerada nos três complexos industriais da Companhia é produzida segundo duas formas distintas:

- Energia eléctrica produzida nas centrais de cogeração a biomassa e centrais de cogeração a gás natural: é produzida simultaneamente energia eléctrica e energia térmica, sendo esta totalmente utilizada nos processos de fabrico de pasta e papel.

- Energia eléctrica produzida nas centrais termoeléctricas a biomassa: produz exclusivamente energia elétrica e essa energia produzida nestas centrais distingue-se pelo fim que lhe é dado, uma vez que é exclusivamente injetada na rede nacional eléctrica.

Produção e Consumo de Energia Térmica

A energia térmica é fundamental na indústria da celulose e papel, uma vez que o recurso a este tipo de energia é maior do que o recurso à energia eléctrica.

A procura de maiores níveis de eficiência energética é um dos objectivos fundamentais da Companhia. Neste sentido, têm vindo a ser realizados investimentos contínuos na racionalização da utilização de energia no processo produtivo.

Este investimento, espelhado nos planos de racionalização energética, tem possibilitado a redução no consumo global de energia da Companhia.

Energia Produzida a partir de Biomassa

A biomassa, utilizada na produção de energia eléctrica nos três complexos industriais da The Navigator Company, é resultante de subprodutos e resíduos da matéria-prima utilizada no processo produtivo:

- Resíduos resultantes das operações de descasque da matéria-prima e florestais; serradura e crivagem das aparas de madeira.

- Licor negro - subproduto resultante do cozimento da madeira.

Para além desta biomassa, também é adquirida no mercado biomassa florestal residual, principalmente para as duas centrais termoeléctricas a biomassa nos Complexos Industriais de Cacia e Setúbal, de forma a complementar a totalidade das necessidades de biomassa da Companhia.

A produção de energia nas unidades industriais da Companhia faz-se, sempre que possível, através de cogeração. A cogeração consiste na produção simultânea de energia eléctrica e energia térmica, com a finalidade de aumentar a eficiência global da produção energética.

Bioenergia e Combustíveis Fósseis

As duas centrais termoeléctricas a biomassa dos complexos industriais de Cacia e de Setúbal e as três centrais de cogeração a biomassa dos três complexos industriais atribuem à The Navigator Company uma posição consolidada no domínio da produção nacional de energias renováveis.

O grande benefício em termos de redução de emissões de CO2 terá impacto no balanço destas emissões a nível nacional e na diminuição da dependência de combustíveis fósseis importados.

Estima-se que estas centrais à The Navigator Company poderão evitar emissões de CO2 superiores a 460 mil toneladas em termos do balanço nacional. Este é mais um dos contributos da The Navigator Company para um desígnio nacional.