Uma Aposta no Desenvolvimento

A Investigação e Desenvolvimento é uma das apostas fortes da The Navigator Company, e desempenha um importante papel na manutenção e reforço da competitividade da Companhia.

RAIZ

O RAIZ, Instituto de Investigação da Floresta e Papel, assegura a actividade de investigação da The Navigator Company, quer para a área florestal, quer para a industrial, com recursos próprios e apoiando-se no trabalho em rede com as Universidades e outros institutos de I&D.

Tendo iniciado a sua actividade em Janeiro de 1996, o RAIZ é um organismo privado, sem fins lucrativos, que tem como objectivo reforçar a competitividade dos sectores florestal e papeleiro através da investigação, do apoio tecnológico e da formação especializada.

São sócios do RAIZ a The Navigator Company, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro e o Instituto Superior de Agronomia.

Transformar Conhecimento em Tecnologia

Tendo surgido como resposta do sector à necessidade de identificar a cada momento segmentos prioritariamente elegíveis para a actividade de investigação aplicada, a actividade do RAIZ é financiada maioritariamente pela The Navigator Company e desenvolve-se numa perspectiva de transformar conhecimento em tecnologia, de modo a optimizar, numa óptica de custo/benefício, as vantagens competitivas da fileira silvo-industrial nacional e da Companhia, garantindo a sua sustentabilidade.

Principais Linhas de Actividade do RAIZ

A Investigação Aplicada tem duas grandes áreas de intervenção: a florestal e a tecnológica. Ambas são desenvolvidas em estreita colaboração com a indústria e em função de objectivos bem definidos concretizados na forma de projectos.

Investigação Florestal

Desenvolvida actualmente nos domínios do melhoramento genético, propagação vegetativa, biotecnologia aplicada, solos e nutrição florestal, protecção florestal, ecofisiologia, investigação em rega e culturas energéticas, áreas para as quais o RAIZ tem desenvolvido competências nos seus colaboradores.

Investigação Tecnológica

Desenvolvida nos domínios do Cozimento kraft; Branqueamento e Branqueabilidade da pasta Tecnologias limpas na indústria de pasta, Qualidade da pasta e aplicações papeleiras, qualidade do papel e aptidão à impressão, Valorização dos resíduos sólidos da indústria de pastas, Novos instrumentos de Gestão Ambiental e Bioenergia, tendo competências desenvolvidas nestas áreas.