• APP Investor & Media Relations
  • Faça download em:

Fábrica “About the Future”

Inaugurada em 2009, após um investimento superior a 500 milhões de euros, esta fábrica proporcionou a criação de 350 postos de trabalho e significou um marco decisivo no desenvolvimento da Companhia, elevando a sua capacidade anual de produção para 1,6 milhões de toneladas de papel fino não revestido (UWF).

No coração da fábrica “About the Future” está uma das maiores e mais sofisticadas máquinas de papel do mundo, medindo 200 metros de comprimento e com uma largura de folha de 11,1 metros. A sua capacidade de produção anual atinge as 500 mil toneladas de papel fino não revestido, a uma velocidade máxima de 30 metros por segundo.

Adoptando tecnologias inovadoras ao nível dos sistemas e processos de produção, a fábrica foi construída em tempo recorde e respeitando os mais exigentes padrões ambientais legalmente estabelecidos em Portugal e na União Europeia.

Eficiência Energética

No perímetro do Complexo Industrial de Setúbal foi também instalada uma central de cogeração de ciclo combinado com turbinas a gás natural, um combustível com teor reduzido de carbono, ambientalmente eficiente.

Curiosidades

- A fábrica ocupa uma área de 739 mil metros quadrados;

- O transporte da máquina de papel implicou a utilização de 5 navios e 200 camiões;

- Produz folhas com mais de 515 metros de cumprimento e com 0,1 mm de espessura;

- A unidade de cogeração permite não só satisfazer as necessidades de energia eléctrica e de vapor da nova unidade industrial, mas também fornecer excedentes de energia à rede eléctrica nacional.